terça-feira, 4 de agosto de 2009

Ado, A - Ado, É Bate boca no Senado

E o bate-boca no Senado ??!! O que é aquilo “mermão” ? Mas tudo dentro da mais alta “crasse”. Afinal estamos tratando com verdadeiros cavalos.... eh, cavalheiros, perdão. Lá em casa tem TV Senado. É o canal preferido do meu pai. Todo final de noite fica ele lá, assistindo. Sempre recorda que o Senado é a “casa de Ruy Barbosa” ( que foi senador) e em seu saudosismo sempre lamenta que hoje me dia não se fazem discursos " bonitos" como antigamente. De discursos bonitos o povo ta cheio. De baixaria também. Afinal, discurso não enche barriga nem tapa buraco em estrada... O episódio também me lembrou um quadro dos trapalhões, que assisti no “YouTube”. A cena é a seguinte: dois piratas estão em um navio e começam a discutir. Então o capitão intervém e diz: - Não quero mais briga e confusão em meu navio... se eu ver mais um quebra-pau, vou lançar todo mundo ao mar. Não dá pra discutir civilizadamente ? Neste momento os piratas levam tudo ao pé da letra e começam a “discutir civilizadamente”:
O Didi diz ao Mussum:
- “Caro colega, dar-te-ei um chute na poupança” ... e o chuta na parte trazeira.
O Mussum cinicamente responde:
- “Pois não, discordo de você, portanto tome-lhe esta bolacha” ...
E o Didi mais uma vez:
- “ O colega está sendo impertinente, esse me-ni-no !” ... e desfere um soco em outro pirata ...
Pois é ... o nosso Senado caminha mais ou menos neste “nível de civilidade”. Se o que ocorreu ontem não foi quebra de do tão falado “Decoro Parlamentar”, não sei mais o que seria. Engraçado... anos e anos de revanchismo e diferenças aflorarem assim, no momento em que se tocou um assunto tão “delicado”: a inocente prática do nepotismo, coisa que nunca se ouviu falar neste país, não é mesmo ? Afinal o que tem demais eu dar uma ajudinha ao namorado de uma neta ? Só um empurrãozinho ? Agora imagina se eu tenho uma empresa privada e começo a contratar toda a parentada ? Será que ela sobrevive ?
Sinopse da novela mexicana ( Jornal O Globo) - para quem perdeu o capítulo ...
Apenas um resumo do que foi o primeiro dia após o recesso parlamentar no Senado.
Round 1 – Pedro Simon (PMDB/RS) X Renan Calheiros (PMDB/AL)
Simon - Se o Presidente Sarney houver por bem renunciar à Presidência, tendo em vista a situação em que se encontra o Senado Federal, é um grande gesto dele; é um gesto que somará na sua biografia, porque o ambiente é tão imprevisível nas suas consequências negativas que essa ação de S. Exª será um ato que terá uma interpretação altamente positiva na sociedade brasileira. Se S. Exª não fizer isso, será o que Deus quiser.
Calheiros - Só lamento que o esporte preferido de V. Exª, nos últimos 35 anos, tenha sido falar mal do Sarney. Quando o PMDB indicou o Presidente Sarney para ser vice-Presidente de Tancredo Neves, desde aquele momento o senhor fala mal do Sarney, porque queria ser exatamente o candidato a vice-Presidente do PMDB.
Simon – Não é verdade. Duvido que V. Exª... V. Exª está inventando agora. É mentira!
Renan – Eu não estou inventando ... (...)
Simon – Eu recebo as afirmações de V. Exª com muita tranquilidade. Eu acho que V. Exª, como líder e como Presidente, é uma figura controvertida. Acho. E V. Exª diz que sou eu que mudo. V. Exª foi lá na China e fez o acordo com o Collor. Foi dos homens que estiveram com o Collor...Não, agora eu estou falando! Agora estou falando
Renan – E V. Exª vai continuar falando. Eu não me envergonho de nada que fiz, diferentemente de V. Exª...
Simon – Depois, na véspera do Collor ser cassado, V. Exª largou o Collor. Tchau, tchau!
AH, EU "TAZ" MALUCÔÔÔ !
Round 2 – Fernando Collor de Mello (PTB/AL) X Pedro Simon
Collor – ...as palavras que o senhor acabou de pronunciar são palavras em relação a mim e às minhas relações políticas, são palavras que eu não aceito.
Simon – Quais são, Presidente?
Collor – Eu vou lhe dizer. E são palavras que eu quero que o senhor as engula e as digira como julgar conveniente. (...)
Collor – Ela (a mídia) não conseguirá retirar o Presidente José Sarney dessa cadeira. Não conseguirá; nem ela nem o senhor, nem quem mais esteja deblaterando, como o senhor deblatera, parlapatão que é, desta tribuna. Peço a V. Exª, com todo o respeito que V. Exª me merecia e como sempre o tratei que, por gentileza, evite pronunciar o meu nome nesta Casa, porque a próxima vez que eu tiver que pronunciar o nome de V. Exª nesta Casa, provocado por alguma palavra mal posta dessa tribuna, ou da sua poltrona, eu gostaria de relembrar alguns fatos, alguns momentos, talvez extremamente incômodos para V. Exª, mas que eu acho que seria de muito interesse da Nação brasileira conhecer.
Simon – Então fale, Senador.
Collor – Não falarei. Falarei quando eu quiser e achar oportuno. (...)
Collor – Mas lhe peço encarecidamente que, por favor, antes de citar o meu nome dessa tribuna, V. Exª engula, digira e faça dela o uso que julgar conveniente.
Simon – Muito obrigado.Sr. Presidente, eu volto a repetir: se vê pelo tom e pelas afirmativas o que acontecerá depois. O que acontecerá depois? Eu não sei!
AH, QUE ISSO !? ELES ESTÃO DESCONTROLADOS !!!!
ELES FALAM, ELES BRIGAM, ELES FICAM AGITADOS
ELES ESTÃO DESCONTROLADOS !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário