quarta-feira, 17 de junho de 2009

Canta parabens pra gente ?!


Ontem eu vi uma cena bacana. Foi na Igreja , na missa das 18:30. Como de costume, no final da missa o padre pergunta se há algum aniversariante. Se alguém se manifesta, convida para ir ao altar e canta “Parabéns”. Apenas um casal que fazia 30 anos de casamento foi ao altar. Então o sacerdote puxou o coro e todos cantaram parabéns. Depois deste instante, como de costume, o padre dá os recados, antes da benção final. E eis que duas meninas, bem pequenininhas(me pareciam irmãs), subiram até o altar e ficaram paradas, em pé, olhando pro padre. Ele continuou dando os recados, até que se deu conta da presença das duas, que olhavam fixamente pra ele. O padre sorrindo perguntou: - o que as moças querem ? Elas responderam na lata: - Canta parabéns pra gente também ! Não pude conter o riso, assim como muitos na igreja. Elas foram lá por conta própria. A mãe envergonhada no banco, olhava de longe. Elas deviam ter o quê ? Quatro, talvez cinco anos no máximo.

A cena me fez pensar na riqueza que é ser criança. É bom de mais meu Deus ! Pena que não seja assim pra sempre. A falta de censura, a inocência de desejar que cantem pra você e ir até lá e pedir. Pensei no momento: tenho que registrar isto ! Pra não me esquecer. Gosto de aprender muito com o que observo. E por incrível que pareça, aprendo muito mais observando as crianças que qualquer outra coisa. Imagino que as crianças são o ser humano excelente. Depois é que vamos sendo estragados, até virar qualquer coisa pior. Depois se incutem os medos. A dissimulação. A mentira.





Não quero defender a falta de limites. Nem sugerir que sejamos irresponsáveis e demos vazão a qualquer desejo. Mas seria tão bom não ser censurado por desejar coisas simples assim: “canta parabéns pra mim” ! Isto resolveria tantos problemas ! Neste aspecto as crianças, mesmo que sem o saber são muito mais sábias que nós adultos. O que acontece geralmente se alguém esquece do nosso aniversário ? Geralmente a gente emburra, faz “cara de paisagem” e os que nos cercam ficam tentando descobrir o que há de errado. Por que não soltar um simples “canta parabéns pra mim, caramba !”


Admito que muitas pessoas conseguem manter um espírito infantil (não no sentido pejorativo), manter-se sempre encantadas. E esta postura parece trazer uma certa “imunidade” às vicissitudes da vida. Fazer com que encarem tudo com espírito desarmado. Canta parabéns pra gente !?


Into The Heart (tradução) U2 - Dentro Do Coração
Dentro do coração
De uma criança
Eu permaneço um pouco
Eu posso voltar
Dentro do coração
De uma criança
Eu posso sorrir
Eu posso ir lá
Dentro do coração
De uma criança
Dentro do coração
De uma criança
Eu posso voltar
Eu posso ficar por um instante
Dentro do coração

Um comentário:

  1. A espontaneidade é a marca registrada da infância.
    Lembro do Pedro Bloch e da coluna que ele tinha: "criança diz cada uma". Quem não consegue aprender com as crianças, com certeza é um péssimo adulto.

    ResponderExcluir