sexta-feira, 12 de junho de 2009

Valentine's Day

Dia dos namorados X dia das mães X dia da vovó X dia da criança. Destes personagens, quem é o mais tirano ? A vovó, que nem sabe do seu dia ? A mamãe (para quem tudo o que o filhão faz é lindo) ? A criança (que chora, sapateia se não ganhar nada) ? ou a namorada ( se você der um presente mais barato que o dela vai escutar o resto do ano) ? Parabéns pro sistema capitalista. Se conseguiram mercantilizar o Natal ( que é o nascimento de Nosso Senhor), imagina se não fariam o mesmo com o dia dos namorados...
Penso que os namorados deveriam utilizar este dia para coisas mais produtivas. Por exemplo: um dia com a família de sua namorada (não é piada não !). Ou melhor ainda: 24 horas de tolerância, sem implicâncias com o outro. Mas infelizmente a coisa descamba pro sentimentalismo. E a pior representação disto são aqueles carros de som insuportáveis, que param na rua e ficam tocando música no último volume, constrangendo não só a “vítima-alvo”, como toda a vizinhança: - “Fulana, saia na porta ! o Fulano quer declarar o seu amor”... ERGH ! Tenha paciência, isto é muito tosco. Ainda mais com aqueles solos de saxofone (geralmente do Kenny G), música de recepção de baile de formatura. Depois tem a tal prática de mandar flores, caixa de bombons... ( este é o único dia do ano em que se pode presentear uma mulher com bombons). Provavelmente em outros dias se escutará: -“ quer que eu engorde, vire baleia é ?! ” Mas no dia dos namorados pode.
Depois tem o jantar em um lugar chique. Uma esticadinha aonde você quiser (o problema é seu). Pra mim deve ser um dia em que reine a paz. Os enamorados deveriam fazer um “pacto de não-agressão”. Que neste dia reine a paz, se possível. Digo isto porque dia desses vi um cena engraçada: uma namorada esbravejava com o namorado. O moço estava todo jururu, cabisbaixo. Emprensado contra o muro de uma casa, tentava desvencilhar-se dos tapas da moça. Fiquei pensando comigo: - “Esse aí deve ter aprontado uma bem grande” ! É rapaz, amor de namorada é diferente do de mãe: tem que prestar conta "sinsenhô" !
Neste dia os marmanjos ficam todos bobos. Vergonha pra classe masculina ! Faz declaração, faz chororô, sobe em carro de música (naquele que citei antes). Os solteiros ficam na espera ( o dia dos namorados é o jubileu dos encalhados). Aí tem sempre aquelas cantadinhas ordinárias do tipo: - “ quer passar o dia dos namorados acompanhada boneca ?” Aí a moça responde mais ou menos assim: - “prefiro morrer atropelada por um trem” ! Quem mandou ser engraçadinho ? Este é o dia em que as mulheres solteiras estão mais sensíveis no ano. Seria como que a “super TPM”. Melhor nem mencionar palavras como “namoro”, “namorado”, “presente”... você correrá risco de morte !
Este também é o dia internacional dos “ex”. É a sua chance. Não importa quão cafajeste você seja: se quiser voltar com aquela garota, é hoje ou nunca ( isto se ela ainda estiver solteira, claro !). Uma mulher faz quase de tudo pra não ficar sozinha hoje. É golpe baixo, eu sei. Mas já disseram que no amor e na guerra...Eu tô no ritmo daquela música: “ to nem aí, to nem aí” ... Mais soltinho que arroz de primeira. Mais sozinho que Robinson Crusoé em sua ilha. Tudo bem, tenho que dormir cedo hoje mesmo ! Viva os solteiros do Brasil ! “ Ah, mas você não vai ganhar presente”... mas também não vai gastar. Vai pra onde quiser. Pode sentar-se em uma mesa e olhar pros quatro cantos sem ganhar um beliscão. Liberdade é bom. Só resta descobrir pra quê.

Um comentário: