quinta-feira, 26 de março de 2009

Robbie Williams

Recentemente descobri (ou redescobri ?) um cantor que a mim não causava sentimento de ódio ou amor. Era simplesmente mais um. Talvez fruto de pré-conceito. Estou falando de Robbie Williams. Já conhecia o seu trabalho desde o tempo da “boy band” denominada “Take That”. Era mais uma dessas bandas de garotos no estilo de “Backstreet Boys”, com letras açucaradas, direcionadas a adolescentes estéricas. Pois é... o Take That acabou lá se vão uns dez anos. O Robbie Williams não era dos componentes de maior destaque. Nem mesmo era o “front man”, a primeira voz (e isto é de suma importância em um grupo). O que quero dizer é: uma das gratas surpresas é que o garoto tornou-se um dos maiores vendedores de disco do Reino Unido e Europa. Tá certo que ainda não emplacou de jeito nos EUA. Mas o mercado americano é algo atípico. Os europeus sempre penaram para estourar lá. Até bandas hoje renomadas, como o U2. E olha que foi preciso o U2 fazer um disco quase que inteiramente com temática americana (The Joshua Tree), para ser acolhido de vez pelos yankees. Quando ouvi o seu trabalho pela primeira vez, pensei: “lá vem mais um artista "água com açúcar" denominado internacional para invadir as FMs brasileiras até nos enjoar com hits de novela”. E com alguns hits realmente foi assim. Talvez “Feel” seja o mais conhecido. Tinha antipatia dessa música. Até conseguir baixar a letra e a tradução na internet. Aí fiquei confuso, atordoado: - Caramba ! Parece que esse cara tá falando de mim ! O preconceito não deixou que eu percebesse que o sujeito em si tinha talento. Escrevia as próprias músicas, era bom letrista. Coisa que como fã eu prezo muito. Um artista completo não pode só interpretar. Deve tocar e compor se possível. É a Santa Trindade da música: Compor, Interpretar e Tocar. Mas ainda o via com desconfiança. Até que fui surpreendido pelo lançamento do Álbum “Swinging when you’re winning”, em que Robbie Williams interpreta clássicos do Jazz americano e de Frank Sinatra, principalmente. Então pensei: “ se o cara respeita o velho Frank (Sinatra), merece uma atenção. Dito e feito. Comecei a acompanhar mais de perto a carreira do cara. E ele passou a ser um dos meus favoritos. Afinal, ter pertencido a uma "boy band" não pode condenar alguém à "zona fantasma", ao ostracismo. Acompanhando a biografia de Robbie Williams, pode-se verificar que ele também é mais um guerreiro. Filho de operários ingleses, crescido na periferia. Se candidatar a um lugar em uma boy band talvez fosse uma das poucas oportunidades de ser alguém na vida. Ele agarrou a chance e hoje está aonde está. Mérito dele. Viva Mister Williams !

Better Man Robbie Williams
Send someone to love me
I need to rest in arms
Keep me safe from harm
In pouring rain
Give me endless summer
Lord I fear the cold
Feel I'm getting old
Before my time
As my soul heals the shame
I will grow through this pain
Lord I'm doing all I can
To be a better man
Go easy on my conscience
Cause it's not my fault
I know I've been taught
To take the blame
Rest assured my angels
Who catch my tears
Walk me out of here
I'm in pain
As my soul heals the shame
I will grow through this pain
Lord I'm doing all I can
To be a better man
Once you've found that lover
You're homeward bound
Love is all around
Love is all around
I know some have fallen
On stony ground
But love is all around
Send someone to love me
I need to rest in arms
Keep me safe from harm
In pouring rain
Give me endless summer
Lord I fear the cold
Feel I'm getting old
Before my time
As my soul heals the shame
I will grow through this pain
Lord I'm doing all I can
To be a better man

Nenhum comentário:

Postar um comentário