terça-feira, 17 de março de 2009

Orkut ou Blog ?

O que é exatamente um Blog ? Tenho me perguntado isso. É um diário virtual ? É um Orkut com alma ? - sim, porque depois que descobri o Blog, Orkut tornou-se vazio para mim. Tenho utilizado o Blog para encarar alguns fantasmas, desabafar comigo mesmo. É interessante (ao menos no meu caso), como a palavra escrita consegue dar vazão aos sentimentos de maneira bem mais satisfatória do que a falada. Nunca fui de falar mesmo. Mas imagino que escrevendo tenho a oportunidade de melhor “digerir” os sentimentos. Claro, parece algo bem esquizofrênico. Mas acho que todos nós o somos (esquizofrênicos) em algum grau. Fazendo uma analogia com a TV brasileira: o Orkut seria o “Big Brother”, e o Blog seria um jornalístico. O Orkut tem máscaras, dissimula, não diz muito. O Blog “rasga o véu”, mesmo que você não queira. Você pode até dissimular, escrever sobre coisas lugar-comum, mas um pouco de sua alma sempre se revela. Então poderia se pensar que o Blog seria mais comprometedor do que o Orkut ? Acho que não. Isto porque traço a seguinte comparação: no Orkut nos esforçamos para parecermos melhores do que somos. No Blog nos esforçamos para descobrirmos quem somos (pelo menos no meu caso). Não quero dizer que o Blog seja a panacéia ou algo parecido. Mas achei um instrumento valioso em uma internet que traz tantos malefícios. E o mais interessante: o Blog é muito mais democrático, em minha opinião. Vejamos: você tem mais opções de configuração, não existem rótulos (ou seja: comunidades pré-definidas, às quais você tem que aderir). O Orkut parece um cardápio em que existiriam duas colunas: “ gosto de” e “não gosto de”. É limitante. Por fim, o Orkut parece um teste psicotécnico. Enfim: o Blog é mais “manufaturável”, tecido fio a fio, mais artesanal. É mais confessional. Tudo tem seu lugar, certamente. Mas o que estou considerando é a contribuição dos dois veículos para traçar um perfil psicológico (mesmo que isso pareça um tanto pretensioso). Certamente o Orkut também tem seus fóruns, dentro das comunidades, aonde se debate. Mas estes debates raramente se mantém em um tom amistoso ou são levados com maior seriedade. Pode-se questionar que no Blog o universo de amigos adicionados é muito menor. Mas quantos daqueles adicionados no Orkut mantêm um contato regular conosco? Ademais, o Blog não pode ser estático. Um Blog em que não se posta não sobrevive. Já no Orkut (como no meu caso), pode-se ficar semanas ausente e as coisas continuam as mesmas. Um ou outro recado, algumas novas fotos de amigos. O Blog é do dia-a-dia. É ritual: como escovar os dentes ou tomar café. É de todo dia. Enfim: estou curtindo mais o Blog. O Blog é assim: até quando não tem do que se falar, consegue-se extrair alguma coisa. Viva o Blog !

2 comentários:

  1. Descobri os blogs há alguns anos atrás, com uma moça bacana chamada Clarah Averbuck. O blog se chamava BrazileiraPreta!. E era uma das coisas mais legais que já tinha visto na vida... Logo decidi fazer o meu próprio. Chamava-se "Nada Vezes Nada", e se perdeu pelo caminho... Hoje, com Ogrolândia sinto que tenho crescido como pessoa e aprimorado bastante a minha escrita. É um instrumento de comunicação muito versátil e democrático, e não pretendo deixá-lo tão cedo..

    ResponderExcluir