terça-feira, 10 de março de 2009

Talvez melhor que o não ?

Meu último texto postado foi sobre Morrissey. Sobre como ele me influenciou. E hoje (na verdade ontem), pude constatar o efeito da “Síndrome de Morrissey” em minha vida. Ontem eu consegui o diploma de idiota do século. Mérito todo meu, diga-se de passagem. Vi aquela que poderia ser a mulher da minha vida nos braços de outro. E eu mesmo a empurrei para ele. Indiretamente. Afinal eu me conheço: ia acabar perdendo a namorada e a amiga. Melhor ficar com a amiga. O leitor deve estar pensando: É mesmo louco! Ou idiota. Talvez ambos. Maldita “Síndrome de Morrissey”. Eu mesmo identifiquei a tal síndrome. Sou o paciente. Conheço a cura, mas estou infectado irremediavelmente. Ignorância minha, reconheço. Sabe aqueles doentes teimosos ? Aqueles que gostam de cutucar a casquinha da ferida ? Prazer. O leitor deve estar se perguntando: “Do que ele tá falando?” Já esclareço. Quem conhece Morrissey sabe que ele declara que “todo relacionamento humano está destinado à falência”. Cedo ou tarde. - Nossa, que pessimismo ! (você pensou). Mas para Morrissey é assim. Ele é celibatário. Não é que não acredite no amor. Apenas acredita que é mais fácil ganhar na mega-sena do que ser feliz nele (estou ficando repetitivo, isto é preocupante). E pensando friamente, Morrissey tem razão: a chance de ganhar na mega-sena, com uma aposta simples, é de uma em 50 milhões. Ou seja: se você tem problemas financeiros, a loteria não é uma alternativa. Definitivamente, meu caro. Se você está infeliz, é mais provável que um relacionamento acentue a insatisfação do que a solucione. Depositar suas esperanças em um “amor”, de uma pessoa humana como você, egoísta como você, instável como você... loucura. Se for pra fazer besteiras vida afora, melhor fazer sozinho. E há outra questão para a qual as pessoas não atentam: se você não for feliz sozinho, nunca poderá sê-lo com outra pessoa. A matemática é a seguinte: uma pessoa amarga + outra pessoa amarga = briga toda hora. Uma pessoa amargurada + mulher dos seus sonhos = você culpado por não corresponder + mulher dos seus sonhos irritada e hostil. Solução para esta equação: X+Y = se não estiver 200% feliz consigo, bem resolvido, nem tente se aproximar de outra pessoa. Vai soltar faísca mais cedo ou mais tarde. Mas as pessoas gostam de brincar com fogo... Principalmente as mulheres. Parece que elas tem um detector natural de encrencas. Se você colocar uma mulher em um recinto com 50 homens e pedir para ela puxar conversa com um deles, certamente ela vai escolher o mais problemático. É batata. A polícia poderia utilizar este método para identificação de suspeitos. Policial: - “Ela tá se aproximando daquele ali. Ele deve ser o culpado !”. Não entenda isto como algo pejorativo em relação às mulheres. Penso que deve estar relacionado com o instinto maternal delas. Necessidade de cuidar. É por isto que elas costumam reclamar: - “ - Meu namorado é tão pacato! Quando eu ligo no celular, ele atende ! É muito atencioso. Gosta de me escutar. Não agüento mais, vou terminar !” Depois elas dizem que tá difícil encontrar homem legal... Não as culpo não. O instinto maternal - esse é o problema. Quando o homem é acima da média, elas ficam desmotivadas. Não tem bagunça, nada pra se arrumar nele. Elas gostam do desafio. Veja bem, faça a experiência: coloque uma mulher sozinha em uma sala arrumada e observe. Se em alguns minutos ela não tirar alguma coisa do lugar, não re-arrumar um quadro, não ajeitar o tapete, tá doente. O texto era pra ser sobre resignação. Sobre " já vi este filme antes ”, “ não vai dar certo ”. Mas terminei descambando a divagar sobre a alma feminina. Admito: a alma feminina me fascina e intriga. Pensam tão diferentemente de nós homens. Nunca vou entender. Fico observando e rindo. Como gostam de quebrar a cabeça estas nossas irmãs ! Preciso de um namorado (ouvi uma dizer uma vez). E isto é algum gênero alimentício ? Então como você “precisa” ? Você quer, não necessariamente precisa. Por estas e outras o apóstolo Paulo acertadamente aconselhou "aos que estiverem solteiros... que permanecessem assim". Muito sábio. Assim se está mais livre para se dedicar ao transcendente. Não se pode transcender quando alguém está sempre levantando questões como : "Por que o senhor tá usando este perfume?" ou "Isto são horas de se chegar em casa ?".
Costumo filosofar: “ qualquer dia desses as pessoas vão ter um gesto de loucura e decidir voltar a ser humanos”. Porque há muito já não o somos inteiramente. Viver hoje é claustrofóbico. Sabe por quê os casamentos hoje não dão certo? Porque esperamos tanto dele.... Antigamente não. Todo mundo sabia que casamento era aquilo mesmo: filharada pra cuidar, tanque, fogão, a mulher enrugando, perdendo o viço. Mas tudo com muita ternura. Afinal a vida é assim. Hoje não. As pessoas se casam em um conto de fadas. E quando a carruagem vira abóbora, não sabem o que fazer com isto. Menores expectativas, menores frustrações. “No alarms and no suprises”...
P. S. :
Tudo conversa fiada. Quanto mais gosto de uma mulher procuro me manter distante. Não admito a paixão. Acho um gesto irracional. Te deixa vulnerável. Oh, droga, que cabeça dura ! Não sofrer é mais sofrível que o sofrer. Porque é nada. E o nada é mais angustiante. Mas ainda acho mais vantajoso. Casquinha de ferida...
.
TO ME YOU ARE AN WORK OF ART
.
I live a life I feel the pain To sing this song To tell the tale I wish I never even heard the song
I see the world It makes me puke But then I look at you and know That somewhere there's a someone who can soothe me
To me you are a work of art And I would give you my heart That's if I had one
I see the world It makes me puke But then I look at you and know That somewhere there's a someone who can soothe me
To me you are a work of art And I would give you my heart That's if I had one, had one
To me you are a work of art And I would give you my heart That's if I had one
.
Para Mim Você É Uma Obra De Arte
. Vivo uma vida Sinto uma dor De cantar esta música De contar a história Eu queria nunca nem ter ouvido a canção
Eu vejo o mundo
Ele me faz vomitar Mas aí eu olho para você e sei Que em algum lugar existe alguém capaz de me reanimar
Para Mim Você É Uma Obra De Arte Dar-lhe-ia meu coração, isso se eu tivesse um
Vivo uma vida Sinto uma dor De cantar esta música De contar a história Eu queria nunca nem ter ouvido a canção
Para Mim Você É Uma Obra De Arte Dar-lhe-ia meu coração, isso se eu tivesse um
.
P. S. : É... NÃO HÁ SITUAÇÃO DEPRIMENTE QUE MORRISSEY NÃO CONSIGA DESCREVER.
P. S. : A FOTO E A FRASE SÃO DA POETISA CLARICE LISPECTOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário