quinta-feira, 7 de maio de 2009

Como se sabe que se está ficando velho

De repente você está numa rodinha em família. Aniversário, churrasco, o que for. Então você comenta com um primo mais jovem: -Seu cabelo tá igual ao do Lion, do Thundercats... - "Li" o quê ? -Ha "muleque", o Lion ! -Não conheço... - Putz, então tá igual ao do... você sabe... Bozo. Com esse gel ... - ??? - Deixa ver... o Naruto, aí sim ! - Há bom ! Mimeógrafo, máquina de escrever, game-boy, walkman? Já é tudo passado. E pensar que ontem mesmo era sonho de consumo ! Meu pai tem uma máquina de escrever elétrica. Tá encostada, mas não deixa ninguém mexer até hoje. Tem o maior ciúme. E isto em plena era do laptop. Pogobol, SuperNintendo, Street Fighter. A garotada de hoje nem imagina o que seja. A minha geração brigava pra ter. Me lembro que no recreio do colégio a gente ficava discutindo Super Mário. - "Como é que passa aquela fase ?" Hoje é Orkut, Playstation 3, The Sims... Meu primo mais novo baixou uns jogos de Atari. Rachou de rir com River Raid: - Que que isso véio ? Que tosqueira ! Aí eu disse: - Quando eu tinha uns 9 anos teve um menino que "zerou" o jogo. Fiquei fã dele. Quero ver cê "zerar" !
Mas também tem coisa que não muda. O Chaves tá aí pra comprovar. Já deve estar no Guiness Book (pelo menos por causa do Brasil). Será que tem programa mais reprisado na televisão mundial ? É uma prova que o que é bom não cansa. Ou então de que não se consegue fazer algo melhor... Minha infância teve suas porcarias também. Aquele calçado "Zeppelin": achava uma porcaria, feio pra dedéu. Tinha "Amoeba" (até hoje não entendi esse brinquedo), Kichute (era resistente mas feio também). Apesar disto era bom porque moleque usava produto para moleque. Hoje os "filha da mãe" dos meninos já querem Nike Shox ( o tênis que nem o pai dele tem coragem de pagar o preço). A mesada tem que dar pra cinema no Shopping, cantina do colégio, as festinhas (toma vergonha sô !). Na minha época era 10 horas em casa. Mas não tenho inveja não. Como meu tio diz: - "Esses menino hoje são tudo menino de granja ..." Agente chama pra jogar bola: - ah, tô com preguiça ! -Vamo no clube ? -Ah, vou jogar Playstation ... Pelamordedeus !
"Senta que lá vem a estória !" Duvide-o-dó fazerem programas como o Rá-tim-bum. Pra nunca mais. Esse dias tava em casa e meu primo mais novo perguntou: - Aqui tem Cartoon (Cartoon Network) ? -Tem ! Então pus pra ele. E na primeira cena: "- Vou te matar, seu desgraçado !" Era Dragonbol Z. Que que é isso ? Pra quem tava acostumado a ver "Pica-Pau", "Scooby" e outras velharias... isso é uma escola de psicopata ! E tome raios e socos e poeira voando pra todo lado. É muita informação... Chame a Tartaruga Touche, que tá voando sangue até em mim...

Um comentário:

  1. Infelizmente o tempo passa... acho bacana descobrir justamente nestes detalhes a marcha do tempo. Só discordo de uma coisa: as crianças não mudaram tanto assim, a indústria do consumo que mudou o perfil de o q é ser criança, pois criança pobre ainda empina pipa e brinca na rua.

    ResponderExcluir