domingo, 3 de maio de 2009

O impossível acontece. Mas ele diz: me ajuda aí ô ...

O impossível pode acontecer.... Esta é uma frase muito recorrente nos dias de hoje. Sei lá... parece influência dos livros de auto-ajuda, mas vez por outra você escuta. Pelas ruas, dos amigos, na televisão. Na televisão, especialmente em programas esportivos.
Hoje é um dia especialmente sem sabor pra mim. Um Domingo do qual eu não tenho pressa de ver o ocaso. Quem é atleticano sabe do que eu estou falando. Especialmente o Rodrigo, Moisés, meu irmão Tiago, o Felipe, Tiaguinho, Élder... e por aí afora. Vai ser dura a segunda-feira. Principalmente chegar no trabalho e ser gozado por quem nem entende de futebol. Mas tudo bem... Futebol é assim: rivalidade, provocação, mas tudo na paz.
Falei em milagres porque o meu Galo tem uma tarefa de Hércules hoje: vencer aquele time azul (não se pronuncia o nome do adversário), por cinco gols. Muitos torcedores atleticanos me disseram: "Nada é impossível no futebol, já aconteceu antes". Concordo. O caso mais recente do qual me recordo foi um confronto entre Grêmio e Palmeiras. Se não me engano pela Libertadores. O Grêmio havia vencido por 5 x 0 em Porto Alegre e o Palmeiras fez 5 x 1 em São Paulo. Mas não creio que isto ocorra no caso do Galo. Infelizmente. E vou explicar por que: naquele confronto Grêmio e Palmeiras, existiam dois times aguerridos, vencedores, com técnicos que perseguem a vitória (Felipão e Luxemburgo). É claro que a qualidade dos times era superior, mas somente isto não basta. Como acreditar que vale a pena dar o máximo e tentar reverter um placar tão elástico ? Somente quando se tem auto-confiança e vergonha na cara (no melhor sentido - significando honrar sua profissão, mostrar empenho).
Ora bolas (e bola é o que os caras precisam jogar), quando não se tem qualidade técnica é até perdoável. A torcida até entende que não é culpa dos jogadores, e sim de quem os contratou. Mas quando falta vontade, luta.... aí não dá pra agüentar e só restar xingar os caras de tudo quanto é nome. Fala sério ! Que que é aquilo ? Rafael "se manda" (quer dizer, Miranda), vamo correr malandro ! O cara parou, p-a-r-o-u de correr no quarto gol do time de lá. Vai te catar "véio". O mínimo com o salário que tu recebe é correr, nem que for pra dizer que tentou chegar na bola. É isto que irrita.
Mas o pior erro foi do técnico Leão (de chácara), que só sabe brigar com bandeirinha e reclamar da arbitragem ! O cara recuou o time no segundo tempo. Não tem condições ! Como é que se toma quatro gols em 45 minutos em um clássico ? Vocês estão de brincadeira ! O que a torcida do Galo quer, exige e espera é uma vitória hoje. Não interessa o placar. Queremos que os jogadores honrem seu nome e sua condição de profissonais. Mostrem que o são e que merecem continuar vestindo esta camisa. Do contrário, rua cambada ! Vai fazer besteira em outra freguesia. Vai trabalhar com outro negócio ! Futebol é pra quem tem paixão, quem dá a cara pra bater, quem bota a perna até em jogada perdida. ME AJUDA AÍ Ô !
Escrevo isto ao meio dia. Estou adiando meu almoço. Tinha que desabafar, não queria deixar de registrar meu sentimento antes do jogo. Milagres existem. O impossível pode acontecer sim. Mas agente tem que dar uma "mãozinha". Tem que ralar ! Senão, não há santo que ajude. Nem Deus pode ajudar a quem não se propõe a lutar. Vamo sujar a camisa hoje ! Comigo é assim: não levo a sério quem joga futebol e sai de campo limpinho, sem se sujar ou suar. Pra cima deles cambada !

Um comentário: