sábado, 16 de maio de 2009

Quem já se sentiu assim ? ....

Às vezes parecemos estar vivendo em um sonho (ou pesadelo). Muito do que nos acontece no dia-a-dia é meio surreal. Neste clipe procurei identificar os fantasmas que nos visitam durante o dia. Pra mim, o menininho é a minha consciência, ou o superego, não sei. O homem travestido são aqueles com quem convivemos não tão harmoniosamente. E as moças... um dia conseguirei decifrá-las. O papel delas é confundir a cabeça dos moços ...

Repare que o gigante travestido nem se move com os socos. Pra mim isto representaria as discussões estéreis que se tem no dia-a-dia com algumas pessoas. Em determinado momento o cantor corre sem sair do lugar. Pra mim seriam os "círculos viciosos" ou aquelas questões mal resolvidas. O garotinho na verdade é o nosso maior amigo (fala verdades, mas é assombroso). O danado do superego, sempre ponderando racionalmente. As moças representam bem as mulheres (desculpem moças), sempre atormentando a nossa cabeça nas horas menos oportunas. Repare que elas estão no banco de trás do carro. Quem quer pertubar geralmente fica no banco de trás. Dá idéia de algo que se quer fugir. Uma fantasia que deve ficar "pra trás", não pode estar na direção. O garoto está ao lado porque sou eu mesmo (paridade).

Agora também fiquei pensando ... por que o gigante travestido está no elevador ? Pode ser viagem minha, mas se ele representa uma luta perdida, "brigar com o vento", deve-se estar preso literalmente. Preso no elevador, sem saída. Depois tem a cena no labirinto. Acho que tem a mesma idéia do corredor (correndo sem sair do lugar). Passa a idéia de impotência, andar em círculos novamente. Percebi após assistir o clipe novamente que o cantor para de lutar com o gigante travestido e repousa sua cabeça no peito dele. Será que estão insinuando coisa do tipo "se não dá pra vencer, junte-se a ele" ? É... dá pra viajar muito neste clipe. Viajei na maionese !

2 comentários:

  1. Uma coisa interessante é que o gigante só representa uma ameaça na cabeça do protagonista do sonho. Mas, na verdade, ele não se move durante todo o clipe. Ou seja, não é um perigo real, mas imaginado (sonhado)... Outra: as moças no labirinto lembraram as garotinhas tétricas de "O Iluminado"... E os pés de coelho no final talvez sejam uma chave para a "solução" do sonho...

    ResponderExcluir
  2. Não tinha atinado para os pés... Valeu Mendel ! Como foi sua jornada pela América, chê ? Abraços !

    ResponderExcluir