quarta-feira, 2 de setembro de 2009

As padarias serão dormitórios um dia ?

Hoje tomei café na padaria. O fato é que hoje eu apelei. Acordei e pensei: não vou fazer café porque não pode por açúcar (por causa da glicemia da mamãe). Olhei no armário: meio pacote de biscoito água e sal ( nem pra ser cream cracker !). Dei um giro de 360º pela cozinha: na fruteira só banana e laranja. Abri a geladeira: ovos. Pensei comigo: dava pra fazer uma omelete, mas não tô a fim. Hoje não. Não é possível que não tenha nem uma fatia de presunto de peito de peru ! O negócio é comer na rua mesmo... o tempo que vou levar pra fazer o omelete é o mesmo pra comer na padaria.
E padaria hoje é mais concorrida que o “point” da “happy hour”. Há poucos anos pra mim isso seria impensável. Quando garoto, padaria servia apenas pra gente comprar pão, leite ou uma farinha de trigo quando a mãe pedia. Hoje ela é lanchonete, loja de conveniência, restaurante. O pessoal do serviço se encontra lá. Quase ninguém toma café em casa mais. Tem o horário do ônibus... tomar café na padaria acabou sendo mais prático. Sai mais caro, é verdade. Mas a vida moderna roubou o direito do sentar-se à mesa, saudar a família com um “bom dia !”. Dava pra tomar café em casa se eu não tivesse que entrar às 07:00. Tudo bem que meu pai é meu patrão, mas eu não tenho privilégios. Em casa sou eu que passo o café. Não dá pra comprar pão porque não tem padaria por perto. Bairro novo ... parece uma roça. Dessa forma, melhor aproveitar o tempo que se gastaria em ir e voltar da padaria e tomar café perto do serviço.
Lá pelas três da tarde tem a pausa pro café do pessoal. Aí são mais uns quinze minutos na padaria. Se se pensar que pela manhã já passei outros quinze minutos lá e de tardezinha ainda vou passar por lá para levar algo pra casa. Se calcular, passo no mínimo uns 45 minutos na padaria. Por dia. Se almoçasse lá, seria mais de uma hora. Então fico pensando: poderia ter um cantinho para tirar uma sesta na hora do almoço ! Já tomo café por lá, quando tem comida no quilo, almoço por lá ... se tivesse um cantinho pra um cochilo seria perfeito ! Poderiam aproveitar e instalar duchas individuais em banheiros pagos. Já tem padaria que é “lan-house”, café, lanchonete, sacolão... Falta o quê mais ? Dormitório ! Padaria-dormitório ... não seria legal ? Você sairia de pijama, direto pro café. Depois se trocaria e atravessaria a rua: direto pro trabalho. Tristeza é chegarmos a tal ponto. Tudo em detrimento do convívio familiar. Não me conformo em passar mais tempo fora de casa do que nela. Dá saudade do tempo em que a mãe preparava a lancheira do colégio enquanto as crianças tomavam o seu achocolatado calmamente e brigavam: “- você pegou um pedaço maior que o meu !”... e depois todo mundo saía junto ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário