terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe do Porco

" Ao primeiro espirro corte a corda..."
Gripe do frango, gripe suína, crise financeira internacional... Com certeza todos os governos já abriram contagem regressiva para o ano de 2010. O mundo globalizado é mesmo uma maravilha ! Uma epidemia que surge no México pode me atingir aqui no Brasil em 24 horas. Lindo ! Fantástico ! Mais interessante ainda é ver os asiáticos (principalmente chineses e japoneses) desfilando com suas máscaras cirúrgicas. Como que um exército de hipocondríacos. Precisa tanto ?
Na televisão, uma repórter questiona um médico epidemiologista: - “Estas máscaras adiantam Doutor” ? Tradução: - “Posso correr e comprar a minha” ? O Doutor bem impreciso responde: - “É, ameniza um pouco”... . O mais interessante de tudo isso são os noticiários... São de um cinismo... Fátima Bernardes diz que não é pra gente ficar alarmado; mas para refrescar nossa memória, informa que a “gripe espanhola”, no longínquo ano de 1918 matara mais de 20 milhões de pessoas. Ótimo (penso comigo), agora estou bem mais tranqüilo...
O mesmo doutor da entrevista explica que o “super-vírus” - como está sendo chamado - é resultado da combinação entre genes de vírus de origem aviária, humana e suína. Conclusão: o Homem sempre é o responsável pelas suas calamidades. Na natureza, dificilmente um vírus de origem suína poderia se combinar com um de origem aviária e ainda outro de origem humana. Somente nos criatórios de frangos e porcos para abate ele (o vírus) teria esta oportunidade.
Mas o que mais me preocupa não é o surgimento do vírus propriamente. Estou agora imaginando a “farra” que ele fará quando atingir populações com baixo índice de desenvolvimento e constantemente assoladas pela subnutrição ( como ocorre em muitos países da África). Aí sim pode se desenhar uma tragédia. Não bastasse a vergonha da Aids, das guerras civis e étnicas, uma pandemia poderia varrer boa parte da população africana do mapa.
São em momentos como esse que se questiona que falta não fazem os trilhões de dólares gastos em armamentos, anualmente, pelo mundo afora. O que não representariam em termos de desenvolvimento de novas vacinas para gripe e planos de prevenção ? No Brasil até que estamos um passo à frente, com a campanha de vacinação de idosos. Mas é pouco. As crianças ainda estão muito desprotegidas pela subnutrição e o nosso péssimo saneamento básico.
Preocupante também é que a tal gripe sirva como cortina de fumaça para encobrir a farra com as passagens aéreas dos deputados federais. Se não já encobriu...
No horóscopo chinês o porco representa um ano “propício para os negócios e para as extravagâncias”. O último ano do porco foi 2007. É... se 2007 foi o ano do porco, este deve ser o ano do “espírito de porco”, desculpando o trocadilho. Grande e arrogante homo-sapiens: já foi à Lua, mas treme diante de um serzinho unicelular, de poucos pares de genes ! Estamos todos nós (gênero humano) em uma mesma barca. Espero que ela não esteja furada. E salve-se quem puder !

Um comentário:

  1. A primeira coisa que a midia diz e que nao ha motivos para alardes... Isso tambem foi com a crise mundial, que ja vem se arrastando sem o conhecimento da maioria da populaçao por pelo menos dois anos. Se soubessemos disso antes, teriamos consumido menos, ou pelo menos consumido somente o que o dinheiro podia pagar... Business.. Tudo e business...

    ResponderExcluir