segunda-feira, 27 de abril de 2009

Susan quem ?

Susan quem? . Susan Boyle ! Esta talvez tenha sido a personagem do ano. Uma mulher simples, mas surpreendente em muitos aspectos. Escocesa do pequeno vilarejo de Blackburn, West Lothian na Escócia. Passou despercebida por longos 47 anos, e de repente, como um vulcão adormecido, entra em erupção:
“I dreamed a dream in time gone by
When hopes were high and life worth living,
I dreamed that love would never die
I dreamed that God would be forgiving ...”
Quando me falaram do tal vídeo do “youtube”, que já ultrapassava os 40 milhões de acessos, fiquei curioso e fui acessar. As pessoas me haviam prevenido do que se tratava. Mas para minha surpresa, o vídeo traduzia algo muito maior.
Inocentemente pensava eu que o vídeo tratava de pré-conceito e superação. Mas há uma lição muito maior naquelas imagens: a extrema humildade e simplicidade que somente corações muito elevados conseguem atingir. Assim que Susan Boyle adentra o teatro, percebe-se o extremo cinismo nas expressões, vindo de pessoas acostumadas a julgar somente pela aparência. Acostumadas a ridicularizar, quando outros demonstram uma inocência quase infantil. Daquela inocência que não dissimula nada e por isto mesmo nos incomoda e desconserta. Perguntou o jurado: - “Qual seu sonho Susan ?” , ao que ela responde decididamente: - “Ser cantora profissional, ora!”. Toda a platéia e os jurados riem, talvez pensando: - “ Aí está mais um daqueles candidatos excêntricos e exibicionistas”... O jurado insiste em tom irônico: - “Mas você já tem 47 anos...” Juntaram-se aí dois pré-conceitos representativos dos dias de hoje: quanto à idade e quanto à aparência.
Contudo Susan emposta a voz e já nos primeiros versos surpreende a todos. Alguns na platéia se colocam de pé para aplaudir, diante de magnífica voz. Uma garota aparece no vídeo boquiaberta como se quisesse dizer: - “Mas como pode ser ?”. As expressões de surpresa nos rostos pareciam traduzir outra questão: Como alguém tão "esteticamente inadequado" pode cantar e encantar a todos ? E a resposta parece ser óbvia: porque as pessoas não se resumem a rostos e corpos bonitos. Porque são muito mais que isto. Felizmente ! Ocorre que o mundo há muito associou a virtude com à beleza plástica (um pouco de herança grego-romana talvez – “mens sana in corpore sano”). Isto está muito arraigado em nós. Já se inicia com os contos de fada que escutamos na infância: a maldade está sempre na bruxa velha e feia, que mora em um canto sombrio da floresta. Quando esta mesma bruxa quer amaldiçoar um príncipe, o transforma em sapo, que então é apresentado como representação do feio e repulsivo.
Outra coisa pra mim muito representativa no vídeo, que talvez passe despercebida da maioria é o fato de Susan Boyle, assim que termina de cantar, começa a deixar o palco. Interpreto como demonstração de humildade por parte dela, não de resignação. Talvez tão acostumada a levar “nãos”, ela tenha pensado: - Vou lá mostrar o que sei, mesmo que não me aprovem. Vou abrir minha boca e cantar o melhor que posso... Ela o fez, e depois começou a deixar o palco. Ao que os jurados gritam por ela e pedem que ela retorne para escutar o veredicto deles. Não é que Susan não acreditasse em si mesma. É que apesar de ser consciente do seu talento, ela estava tão acostumada a ser julgada pela aparência, que para ela não importava ser aprovada ou não. A ela importava apenas mostrar a todos ali o que era capaz de fazer. Era como se disesse “ arrebentei a boca do balão, agora vou pra casa realizada”. A única opinião que lhe importava era a que tinha sobre si mesma. Tão segura de si ...
O ano de 2009 parece querer mesmo nos surpreender. Um atleta “gordo” para os padrões do futebol - o Fenômeno - entorta zagueiros e decide partidas. Uma “coroa” considerada feia e de comportamento infantil encanta platéias. Estou feliz com isto. Em uma sociedade em que aos 40 você está “muito velho para o emprego” - justamente quando se acumula maior experiência - , algumas vagas exigem “boa aparência”, e o padrão de beleza são loiras anoréxicas, levamos um tapa na cara. E acho tudo muito positivo. Queira Deus que seja a primazia da inteligência sobre a aparência. Vejamos: escrevo este texto no dia 27 de abril (uma segunda-feira). Portanto um dia após um tal “atleta-gordo-acabado-pro-futebol” ter feito dois gols e liqüidado o jogo em favor do Corinthians. “Quem dera meu time tivesse um gordo desses” - pensei - logo após meu Atlético tomar uma goleada daquele time que eu não vou nem pronunciar...
No entanto sou realista. Ou pessimista, não sei. Logo este episódio vai ser esquecido. A ditadura do padrão estético ainda imperará por muito tempo. Talvez o ocorrido sirva de alerta para os arrogantes, os “vips” de toda espécie, os “high-society”, a “gente bonita e bem-sucedida”. Todo tipo de celebridade... Alertas não mudam comportamentos coletivos. Mas algo é inegável: esta semana foi das "feras". O Shrek está por cima !
I Will Talk And Hollywood Listen (tradução)
Robbie Williams Composição: Desconhecido
Eu Falarei e Hollywood Ouvirá
Eu não seria assim tão sozinho
Se eles soubessem meu nome em cada lar
Kevin Spacey me chamaria no telefone
Mas eu estaria muito ocupado
Voltado aos cinco e à moeda de dez centavos velhos
Cameron Diaz me dá um autografo
Eu faço você sorrir a todo tempo
E sua conversa completaria a minha
Eu falarei e Hollywood me ouvirá
Veja-os se curvarem a cada palavra minha
Sr.Spielberg olhe o que você está perdendo
Não que pareça um absurdo se curvar a cada palavra minha
Comprar os direitos do meu livro
E viver em um sítio do que o escritório de caixa fez exame
Eu visitarei o estúdio
E eles me chamarão de seu salvador
Todos os povos virão
Celebridades vivem na lua
Mas eu voltarei em Junho
Para promover a “A Seqüência”
Eu falarei e Hollywood me ouvirá
Veja-os se curvarem a cada palavra minha
Sr.Spielberg olhe o que você está perdendo
Não que pareça um absurdo se curvar a cada palavra minha

3 comentários:

  1. Achei tocante o vídeo da Susan, mas sinceramente, vc conseguiu perceber mais além ainda... Outra coisa bacana foi relembrar que nos contos de fada, o bom é bonito e ruim é feio... silenciosamente acabamos refletindo preconceitos... Parabéns pelo texto e pelo pelo excelente blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. não tinha analisado o video tão profundamente...parabens pelo blog vo segui-lo agora aguardando ansiosamente pelas proximas postagens

    ResponderExcluir