segunda-feira, 6 de julho de 2009

Para que servem os Bancos afinal ?

Uma das instituições que me provocam maior desconfiança são os Bancos. Na faculdade aprendi que eles surgiram na Idade Média, em cidades como Veneza e Gênova, devido à necessidade de os comerciantes dos diversos Principados (cada qual com sua moeda), trocarem estas moedas. Também por questão de segurança, para que os comerciantes não precisassem viajar com grandes quantias entre uma cidade e outra (porque as estradas eram infestadas de assaltantes), criou-se as chamadas “letras de câmbio”, que foram os primeiros “títulos de crédito”, que evoluíram para os que utilizamos hoje: cheque, promissória, etc. Neste contexto, os primeiros banqueiros cobravam uma remuneração (muito justa por sinal) para prestar tal serviço.
O sistema bancário hoje trabalha de forma bem semelhante. Guardam o nosso dinheiro, emprestam, oferecem serviços. E em troca cobram taxas. Até aí tudo muito justo. O problema é você pagar taxas e mais taxas e ao tentar fazer uma simples operação não ser atendido. Isto aconteceu comigo esta semana. Fui sacar dinheiro e apareceu a mensagem “ cartão bloqueado ”. O saldo ta ok. Não devo nada. Por quê meu cartão foi bloqueado ? Procurei o gerente hoje: peguei senha, peguei fila. Depois de 45 minutos fui finalmente atendido. Diagnóstico: “não sabemos por que o cartão foi bloqueado. Problema no sistema. De qualquer forma vou pedir outro”. ??????? Se o gerente não entendeu eu menos ainda. Você paga taxa de manutenção, taxa pra extrato, taxa e mais taxa. Então você não consegue sacar dinheiro, fica sujeito a passar um vexame no caso de tentar comprar no débito e não conseguem nem te dar uma resposta. Tenho que aguardar entre 8 e 10 dias pelo novo cartão....
Aí dá uma raiva. Dá vontade de sacar o dinheiro todo no banco e guardar no colchão, como fazia minha bisavó. Já expressei esta vontade antes publicamente. Meu irmão diz que sou punk e anarquista. Mas oito dias sem poder ter acesso ao meu dinheiro devido a um problema que eu não causei e que nem sei qual é ? Realmente o sistema capitalista é perfeito. Pra quem tem muito, mas muito dinheiro mesmo. O resto é ralé e só se ferra.
E a tal lei dos 15 minutos pra ser atendido na fila ? T-R-U-C-O ! pra quem conseguir tal façanha. Nem gestante e idoso conseguen isto. Hoje só tem um jeito de você ser atendido em 15 minutos: entrar na agência e gritar “ to com a gripe suína !” Aí só fica você no saguão. Com sorte você e um atendente. O que quero dizer é: aos Bancos o bônus e a nós correntistas somente o ônus.
Ainda tem coisas que entendo menos ainda. Parece-me que os bancos fazem de tudo hoje para que você não vá até a agência. Tenho a sensação de que não sou bem-vindo. Logo na porta alguém (geralmente estagiário) lhe pergunta o que você foi fazer lá (isto quando são educados). Na maior parte das vezes já enfiam a mão no papel que você ta carregando e geralmente dizem: “isto o senhor pode pagar na lotérica”... Dá é vontade de gritar: “ - Mas eu tô a fim de pagar aqui caramba ! Qual o problema ? ” Não gosto de débito automático, não tenho “home-banking” e quero vir até a agência. Tô com medo deles qualquer dia desses colocarem um fosso e arame farpado em torno da porta do banco... pra você não entrar de jeito nenhum !
Pior do que o descrito acima é quando você já ta na boca do caixa e a moça diz: - "Isto o senhor pode pagar lá fora, no caixa eletrônico..." M-a-r-a-v-i-l-h-a... eu com o boleto na mão, depois de encarar uma fila ... o que custa a caixa receber o boleto ? Principalmente se sou correntista do banco ? É tanta picuinha que dá vontade de nunca mais pisar num banco. Resumindo, banco é assim: eles vivem te ligando, mas não querem te ver por lá. Quando você não precisa de dinheiro, te oferecem. Quando precisa, negam. Te oferecem seguro, mas antes se certificam de que você nunca irá utilizá-lo. Cobram 10% e te pagam 0,8 % ao mês. Dividem os clientes em dois universos: "merecedores de cartão de natal" e o resto. Afinal, por que não ficam somente com os clientes “vip” e não dispensam o restante ? Ou então nos tratem um pouquinho melhor.

2 comentários:

  1. Eu também já cogitei a idéia do colchão...

    ResponderExcluir
  2. Quer atendimento vip? Vira rico... pobre nao tem atendimento bom em nenhum lugar, muito menos no centro do capitalismo.
    Abracos

    ResponderExcluir