quarta-feira, 29 de julho de 2009

Me dá dinheiro q'eu rasgo

Meu irmão diz que sou louco ( esquizofrênico mais precisamente). Ontem ele diagnosticou. Ele é médico recém formado. Não me disse isso à toa não. Estava fazendo uma crítica a uma mania que eu tenho: de divagar muito. De literalmente “viajar” em minhas considerações. Sei que sou muito inconsistente, vejo conspiração em tudo. Mas na verdade não creio em muitas das bobagens (será que são bobagens ?) que digo. Com todo respeito, acho que ele tem muito que aprender. Não é porque ele leu uns dois livros de psiquiatria que sabe tudo sobre comportamento humano. Espero que ele esteja errado ( se Deus quiser ! )
O caso é que eu disse a ele e a meu pai ontem: o mundo não gosta de gente que pensa. Essa gente é muito perigosa, não é mesmo ? Galileu, Copérnico ... gente desse tipo tem que ser trancafiada. O mundo quer é gente que não questione. Que continue fazendo tudo como o nosso bisavô fazia. Um exemplo: tem gente que cisma que o microondas não aquece o leite igualzinho ao fogão. O fogão é que é bom ... você quer tomar um copo de leite e tem de ferver meio litro. Tá de brincadeira !
As minhas divagações, não as levo a sério não. Embora às vezes seja muito incisivo ... É que se você não levantar questões, mesmo que sejam idiotas, e deixar esses racionalistas tomarem conta, logo teremos pessoas se comportando como andróides.
Existe muita coisa que não está nos livros. Por não ser conhecida ou por ser subestimada. Um exemplo disto é um dos meus últimos posts, sobre Democracia. Você não vai encontrar nenhum livro ( principalmente secundarista) que questione o modelo democrático. Mas isto não impede um jovem de pensar a respeito. Contudo se ele não escrever em sua prova de História “ipsis litteris” como disse o professor, “toma pau” na matéria. Então o aluno decora tudo e reproduz na prova, para agradar o “teacher”. Depois vem este mesmo professor e se queixa que “essa juventude não pensa”. Pensar como ? Pensar pra quê ? Já tem o roteirinho de sua vida pra você seguir...
Pense bem: tem muita coisa no mundo que não faz muito sentido. Se um extraterrestre viesse à Terra iria nos ridicularizar por muita coisa. Por exemplo, o dinheiro. O que é o dinheiro ? É um pedaço de papel que pode ser “trocado por coisas”, basicamente. Ele tem um valor impresso, e o Estado garante o seu valor. Mas não é um tanto frágil ? Suponhamos que acordássemos amanhã e ninguém quisesse aceitar dinheiro ... Você tentaria comprar comida e o comerciante diria: - “Não aceito dinheiro, não acredito nele”. Muitos ficariam pobres da noite pro dia. O dinheiro funciona porque é uma convenção social. Pra ser mais claro: é uma crença, eu acredito que posso trocar aquele papel por qualquer mercadoria. Um ET que desconhecesse isto, provavelmente rasgaria uma cédula. Isto porque um pedaço de papel valer o mesmo que 10 quilos de feijão ou arroz não faz muito sentido não .... quanto tempo se sobrevive com um pedaço de papel apenas ? Se você fosse o Robinson Crusoé, que utilidade teria uma cédula de 100 dólares numa ilha deserta ? Sei que é uma comparação idiota, mas se não fosse a capacidade de abstração do ser humano, o dinheiro e até os numerais nunca teriam vingado.
Loucura é levar tudo a sério. Esse mundo é uma piada sim. Louco pra mim é um cara feito o Bush gastar mais de um bilhão de dólares por dia para financiar uma guerra, enquanto este dinheiro poderia erradicar a fome de boa parte do continente africano. Conclusão: se você for ser louco, seja dos grandes. Porque os pequenininhos só se ferram.
Balada Do Louco
Os Mutantes Composição: Arnaldo Baptista / Rita Lee
Dizem que sou louco por pensar assim
Se eu sou muito louco por eu ser feliz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Se eles são bonitos, sou Alain Delon
Se eles são famosos, sou Napoleão
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Se eles têm três carros, eu posso voar
Se eles rezam muito, eu já estou no céu
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, não é feliz
Eu juro que é melhor
Não ser o normal
Se eu posso pensar que Deus sou eu
Sim sou muito louco, não vou me curar
Já não sou o único que encontrou a paz
Mas louco é quem me diz
E não é feliz, eu sou feliz

Nenhum comentário:

Postar um comentário