sexta-feira, 17 de julho de 2009

Meia "mea culpa"

No âmbito espiritual, os antigos padres do deserto ( fonte na qual gosto de me saciar com certa freqüência) costumavam apontar a “dispersão" do pensamento (frivolidades) e da inteligência como grande inimiga da vida espiritual. Isto porque para eles, o auto-conhecimento seria a fonte do caminho de perfeição. E as “dispersões” do mundo poderiam roubar-nos um tempo precioso no caminho de conhecer-nos ( que para eles seria a única atividade realmente importante e necessária ).
E os meus últimos posts tem muito dessa “dispersão mundana”. Não que haja algo errado em brincar, “hacer chistes” como diriam os latino-americanos. Contudo este blog tem funcionado como uma "catarse". E é muito mais em conta que qualquer analista. Não quereria que este blog caminhasse unicamente para isto: “desbanderar” (como diria minha mãe). Creio que fiquei absorto pela linguagem de outros blogs que andei acessando. O primeiro foi o blog “o padre voador”. Em pesquisa no Google descobri que este era o blog mais acessado do Brasil. Tomado de curiosidade, acessei-o. E para minha surpresa, não achei que tivesse nada de mais ali. Talvez uma linguagem mais direta, e esta “brincadeira com legendas e imagens” (idéia que comprei de pronto).
O humor do brasileiro já é conhecido. Contudo achei o nome “o padre voador” meio mórbido. Em se pensar que faz referência à morte trágica de um sacerdote que fazia um importante trabalho social ( a sua insensatez não vem ao caso ).
Depois de “experimentar” este formato me veio certa "crise de consciência". E fiquei pensando sobre a responsabilidade ao se postar qualquer coisa. Não que eu tenha a pretensão de ser formador de opinião. Mas as brincadeiras, se fugirem da medida, podem dar vazão à ódios e mal-entendidos. É uma linha muito tênue. Não que eu seja um talibã ou coisa do gênero. Mas creio que a internet já tem lixo demais. Não precisa do meu.
Também no campo espiritual, sei que todo o tempo ocioso será tributado em nosso desfavor. Me ocorreu então um dito de um Padre do Deserto (que viveu entre os anos 300 e 400 ): "Sabei, portanto, ó amados, que devemos prestar contas de toda palavra inútil; fujamos dela como se foge de uma serpente" . A esse respeito também dizia um ancião: " O silêncio está cheio de vida, mas a morte está escondida na palavra farta". Aproveito a oportunidade para pedir desculpas a quem possa ter se sentido ofendido ( principalmente os torcedores do Cruzeiro), amigos meus ou que possam ter passado pelo blog.
Este post foi fruto de uma “auto-análise”. Claro que como torcedor às vezes temos vontade de “ir à forra”. Mas ao mesmo tempo sentimentos menores não devem ter nunca vazão em nosso coração. E dentre eles talvez a inveja e o despeito sejam os piores. Respeito os sentimentos de qualquer torcedor (mas a oportunidade era muito tentadora) .... he, he ...
Creio que principalmente a TV brasileira já nos entope demasiadamente com “galhofadas” patrocinadas por programas como o "Pânico". No mais é isto: que possamos somar nesta " blogosfera ", e não trazer mais discórdia.
P. S. : Mas que foi engraçado, foi !

Um comentário:

  1. Caro Ruy, acompanho a pouco tempo seu blog, mas adicionei por q gostei do q li. Confesso q estranhei os post marcados com "bobageira" ou "frescuragi", mas foram engraçados. Porem, na minha humilde opinião, seus textos mais introspectivos são os mais incríveis, apesar d ser os que eu menos comento, gosto muito da sua observação acerca das coisas. Abraço

    ResponderExcluir