domingo, 5 de julho de 2009

Dança do Alarme

Esta semana estive ausente do blog. Família em casa (irmã, sobrinho e até cachorra). Nestas oportunidades (principalmente para os entes da família que estão distantes), queremos mais do que rever os parentes, estar perto. E estar perto não precisa ser quantitativo e sim qualitativo. Aí a gente inventa recreação: aluga um filme, come pipoca, e claro: fala muita besteira. E faz muita besteira também.

Parece que nós seres humanos temos esta necessidade de "macaquear" de vez em quando. Acho que é uma "auto-defesa" para nossa saúde mental. Imagina se fôssemos levar sempre tudo a sério... todo mundo implodiria a certa altura. Mas voltando ao assunto família: a "primaiada" -principalmente os mais jovens - sempre gasta (ou desperdiça, não sei) horas em frente ao computador. Meu primo Victor conseguiu a proeza de assistir a uns 50 episódios do Naruto ( que eu nem sabia o que era) em seqüência. O computador estava concorridíssimo. Interessante isto: antigamente a TV era a vedete da família, hoje o computador. Então ficaram os primos se revezando entre joguinhos e a febre do momento: Youtube.

Foi então que me deparei com algo que eu duvidava que existisse: "ALARM DANCE". Sim, porque trata-se de algo tão inusitado e idiota que eu pensava: "duvido que alguém faça isso". Pesquisei e para minha surpresa descobri que não sou o único idiota do mundo que já fez esta bobagem. Aí comecei a pensar: será que é algo instintivo ? Será que temos uma memória celular que nos impele a dançar a qualquer freqüência mais frenética ?

Vou esclarecer: meu pai tem um carro que é meu desafeto público - o Santana. Além de ser difícil de estacionar, ele tem um alarme que tem mania de disparar nas horas mais impróprias e te fazer passar vergonha. O alarme parece que tem vida própria. Então eu (com uma personalidade meio sarcástica), começava a dançar ao som do alarme ( claro, quando não tinha ninguém por perto). Até o final de semana passado eu pensava que era o único idiota que fazia isso... Mas para minha surpresa, parece que a prática é bem difundida.

Vejo nisto a capacidade, para mim positiva, que os seres humanos podem ter de transformar situações embaraçosas em motivos para rir-se da vida. Brincar também pode ser uma demonstração de inteligência. Quem não são muito inteligentes são os criadores dos sons dos alarmes. Qual o objetivo ? Matar o ladrão de raiva ? Fazer com que ele tenha um ataque nervoso ? Quem tem um ataque nervoso é o dono do carro, quando aquele controle cisma de não querer desligar o alarme e todo mundo fica te olhando como se você fosse um marciano.

Os fabricantes de alarme poderiam pensar nisto: criar uma alarme que tocasse um jazz, uma música de ninar ( quem sabe o bandido não cairia no sono ?) ou pra ser fiel à sua função, tivesse uma gravação do tipo: "estou sendo roubado, estou sendo roubado, socorro" ! Pelo menos seria menos irritante...

Um comentário: